Foto: Renan Mattos (Diário)
O prazo para se vacinar contra a gripe foi prorrogado em Santa Maria. A confirmação veio pela decisão da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que informou a Prefeitura Municipal sobre a prorrogação nesta sexta-feira.
Ontem, o Ministério da Saúde já havia decidido abrir a vacinação para todos os públicos a partir da próxima segunda-feira. Santa Maria ainda não tinha confirmação sobre o que seria feito, porque precisava aguardar a decisão oficial do governo do Estado.
Nesta sexta-feira, a SES orientou os municípios a seguirem com a campanha de vacinação, abrindo para toda a população. Até então, mais de 3 milhões de pessoas se vacinaram no Rio Grande do Sul, o que representa 79% de cobertura dos grupos prioritários.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
- Gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo)
- Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias
- Trabalhadores da saúde
- Povos indígenas
- Idosos
- Professores de escolas públicas e privadas
- Pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- Funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade
A recomendação do Estado foi tomada em conjunto com Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) e segue a mesma indicação do Ministério da Saúde. Priorizar estratégias de vacinação de crianças, gestantes e pessoas com comorbidades é uma orientação que ainda segue para os municípios que não atingiram a meta de 90% de cobertura para esta população, que tem risco maior de desenvolver complicações em decorrência da infecção pelo vírus da Influenza. A avaliação sobre a cobertura destes grupos cabe a cada município.